Propaganda

Posts recentes

Por que escuto vozes e não telefone ou televisão?

Essa pergunta é muito frequente, e até mesmo para mim era confuso. Mas tudo tem uma explicação. Neste caso, é mais uma explicação científica do que por experiência de vida, como quase todos os meus posts tratam. Uma curiosidade e tanto!


Como aprendemos no ensino médio, som é vibração, possuindo comportamento como ondas (por isso chamadas de "ondas sonoras"). Cada som tem uma frequência diferente, desde os mais agudos até os mais graves. Enquanto os agudos possuem frequência maior, sendo de vibração rápida (ondas curtas, para leigos), os graves possuem frequência menor, sendo de vibração longa e, portanto, sendo ondas maiores, como visto na imagem abaixo:


Não confundir a altura com o volume! A altura se trata
do tamanho das ondas, enquanto o volume se trata
da intensidade do som, como o volume da TV.


Os Implantes Cocleares (e os aparelhos auditivos convencionais) captam melhor as frequências onde as vozes humanas se localizam. Como sons artificiais (todo tipo de som eletrônico, como TV, telefone, rádio, etc) possuem uma frequência diferente, a compreensão de tais sons é mais complicado, mas não impossível. Posso escutar uma frase ou outra, mas nada que me permite entender todo o conteúdo. Os aparelhos ainda estão evoluindo nesse quesito. Com o segundo IC, com uma potência maior, por ser dois aparelhos trabalhando juntos, isso poderá mudar!

Isso também explica a minha dificuldade de escutar homens em geral. Minha dificuldade com os sons graves é maior da que com os sons agudos, como as vozes de mulheres. Estranho, não?

Espero que tenha gostado da curiosidade. Até mais!

Nenhum comentário