Propaganda

Posts recentes

Implante Coclear: o início de uma vida

É com este post que lhes apresento o blog "Oi? Repete, por favor", onde tratará de assuntos sobre deficientes auditivos em geral e dúvidas que costumam tirar comigo sempre. Inicialmente me apresentando, meu nome é Guilherme, nasci com uma deformação da cóclea que me causou uma surdez grave bilateral. Resumindo: sem aparelho auditivo, eu sou igual a um surdo. Porém, graças ao amor do meu pai, adquiri meu primeiro aparelho com 4 anos (eles só descobriram minha surdez lá pros 2 anos de idade), e, diz ele, fiquei fascinado com o mundo, olhando com aqueles olhos grandes e brilhantes tudo que fazia barulho. Chegava a encarar um caminhão passando como se aquilo fosse uma coisa de outro mundo. E, de certa forma, era, já que meu mundo era um mundo de silêncio e calmaria.




Infelizmente, o aparelho ainda era muito limitado para minha surdez. Não escutava música, não escutava vozes tão claramente e falava totalmente embolado, como um surdo mesmo. Meus pais, querendo uma melhora para mim, investiram muito em fonoaudiólogas, em que permaneci fazendo por mais de 5 anos. Não lembro com exatidão por quantos anos eu fiz, mas não passou de 10. Graças à isso, minha fala é tão boa que sequer pensam se sou realmente um deficiente auditivo, o que acaba me causando um pouco de confusão :P
Com 15 para 16 anos, fiz meu primeiro implante coclear, o melhor aparelho que existe no mercado atualmente. Consiste em uma cirurgia (por isso falei que "fiz" meu implante), e ele melhorou tanto minha audição que o outro aparelho antigo, o qual eu utilizava em outro ouvido, passou a ser inútil, pois nem escutava mais com ele. Assim, acabei usando só um aparelho (o implante) no ouvido direito e o esquerdo acabou por ficar sem escutar mesmo. Infelizmente, somente esse aparelho não conseguiu me ajudar tanto com as minhas necessidades, como um curso superior, que tanto quero fazer. Agora, com 20 anos, estou na fila de espera para o tão sonhado segundo implante e finalmente conseguir um futuro melhor para mim.

Enquanto isso, acompanhe o blog para mais novidades e dúvidas. Espero que se sintam satisfeitos.

Até mais, e muito prazer!

Nenhum comentário