Propaganda

Posts recentes

Implante Coclear X Aparelho Auditivo

Muitos me perguntam por que o implante coclear é melhor do que um aparelho auditivo comum e sempre tento explicar de uma forma mais simplificada, para que possam entender com facilidade. 
Resultado de imagem para aparelho auditivo
Os modelos mais utilizados


O aparelho auditivo comum é recomendado para todos que têm deficiência auditiva baixa até moderada. O funcionamento é super simples: ele capta o som através de um microfone e o amplia, levando-o até o canal auditivo. É o mesmo funcionamento dos amplificadores de som, que toda banda de música utiliza em seus shows. Ele possui vários modelos, e os mais utilizados pelos deficientes são os retratados à esquerda na imagem. Para os idosos, cuja redução auditiva é em decorrência da idade, e pessoas que possuem perdas mais leves, os aparelhos mais utilizados, localizados no canto direito na imagem, são bem pequenos e ficam dentro do ouvido, praticamente invisíveis.



Resultado de imagem para implante coclear
Um dos modelos do implante coclear
Já o implante coclear tem um funcionamento um pouco mais complexo que um aparelho comum, mas fácil de entender também. Recomendado para deficientes auditivos com perda severa, ele capta o som através de um microfone, porém, ao invés de amplificá-lo, ele o codifica por impulsos elétricos e os manda para eletrodos localizados na cóclea (colocados através de uma cirurgia) e os mesmos estimulam as fibras no nervo auditivo. Como sons são vibrações, os eletrodos "imitam" essas mesmas vibrações, o que nos faz entender esses leves "choques" como um som.

Resumindo: o implante coclear capta o som e, ao invés de mandar para o canal auditivo, que é normalmente deformado em pessoas com perdas severas, manda diretamente para o cérebro. Por esse motivo, os implantes cocleares são os melhores e mais potentes aparelhos que existem no mercado atualmente.

Incrível, não?

Nenhum comentário