Assim como todos os deficientes, os surdos são tratados com muito preconceito e indiferença até hoje. E não falo isso somente por experiência própria. Antigamente, na Grécia, os surdos eram considerados incompetentes. Na Idade Média, eram exterminados como bruxas. Na China, eram atirados ao mar. Quanto aos filósofos, Aristóteles ensinava que os que nasciam surdos não eram capazes de raciocinar (ué?). Sócrates declarou que era aceitável que os surdos se comunicassem com as mãos e o corpo (parecido com a língua de sinais), porém, Séneca afirmou:
|
"Matam-se cães quando estão com raiva; exterminam-se touros bravios; cortam-se as cabeças das ovelhas enfermas para que as demais não sejam contaminadas; matamos os fetos e os recém-nascidos monstruosos; se nascerem defeituosos e monstruosos, afogamo-los, não devido ao ódio, mas à razão, para distinguirmos as coisas inúteis das saudáveis."
|
Pesado, não é? E, como todo preconceito que se arrasta ao longo do tempo, ainda hoje existem vestígios, não só contra os deficientes físicos, mas também contra todo tipo de minorias, sejam deficientes mentais, negros, gays ou mulheres. Porém, estes outros não sou capaz de opinar por não ter experiência, o que não deixaria meu post confiável para quem lê. Mas de uma coisa posso afirmar: existe SIM preconceito contra surdos. Quando criança, me achavam deficiente mental (retardado mesmo) e eu percebia, infelizmente. Não fui uma criança burra. Me perguntava direto por qual motivo eles agiam assim na maior na minha frente. Isso acabou me levando à uma autoestima baixíssima. Várias e várias vezes eu mesmo me perguntava se era mesmo deficiente mental. Hoje já não sei se pensam: "será que ele é retardado?". Se pensam, não demonstram. Como o mundo dos surdos ainda é novo para muita gente, acabam vindo várias curiosidades, algumas preconceituosas, como a que citei; e outras boas, como se fosse uma dúvida mesmo, tipo "até quanto ele ouve?". Sobre isso, gostaria de citar e deixar claro para você: qualquer dúvida que você quiser tirar, qualquer uma mesmo, pode deixar nos comentários. Estarei disposto a responder tudo. Entendo que esse mundo é novo pra vocês. Quando perguntam algo, sei que é por disposição pra entender, o que me deixa feliz, pois mostra que tem gente disposta a saber o que passo, interagindo com meu mundo. Ficarei feliz em responder tudo. Não guarde suas dúvidas, quaisquer que sejam XD.
Por fim, deixo aqui uma frase que li em outro blog de um terapeuta, que está pesquisando sobre surdos, e que me identifiquei muito:
"Poucos se dão conta da dimensão do sofrimento psicológico e moral do surdo. A falta de comunicação, o isolamento, o preconceito, fazem do surdo um ser dependente do ouvinte, ainda que tenha conseguido avançar em sua educação e desenvolvimento cognitivo. Essa dependência reduz sua auto estima, produzindo conflitos que muitas vezes são interpretados equivocadamente como comportamentos típicos do surdo, como: agressividade, intolerância, individualismo, incapacidade intelectual, quando na verdade essa visão resulta do desconhecimento do mundo dos surdos. Contudo, não se pode negar que a cada dia os surdos progridem em suas conquistas e afirmação como cidadãos."
- Paulo Cesar da Silva Gonçalves
Muito obrigado por ler até aqui, e até a próxima!
Eu sou o Gustavo e gostei disso
ResponderExcluirMuito obrigado, Gustavo!
ExcluirBelo trabalho, cara
ResponderExcluirEstou me esforçando pra isso. Se tiver alguma crítica construtiva, estarei lendo! Muito obrigado <3
ExcluirVoce escreve muito bem! Obrigada por nos mostrar um pouco mais do seu mundo e pode ter certeza que mais do que nunca, estarei apoiando você! Sucesso sempre, Gui ❤
ResponderExcluirJoyce.
Belas palavras. Muito obrigado pelo seu comentário, espero que eu continue assim!
Excluir