Propaganda

Posts recentes

Sim, existem surdos preconceituosos

Esses dias eu estava navegando no YouTube quando me deparei com um vídeo bastante chamativo: "o que os surdos não gostam" (não tenho o link mais, pois existem muitos vídeos parecidos, desculpe). Claro, não perdi tempo e cliquei logo para ver do que se tratava.

Me arrependi...


Intolerante detectado!

O vídeo era totalmente preconceituoso, tratando de maneira pouco educada as perguntas que ouvintes faziam. Lembro de uma delas: "Por que você não fala?". A resposta do surdo, em libras: "Ué, estou falando, olha aqui, ó! Por que você não sinaliza? Se eu falar ou não, isso atrapalha sua vida?". Assustador...


E desde então apareceram dezenas de vídeos sobre esses assuntos, um mais agressivo que o outro. Cada vez que eu via um, minha cara era de repulsão e vergonha alheia.

Sim, essa foi a minha cara

Eu, claro, não me identifiquei em nenhum vídeo sequer. Ao contrário, a vontade era de comentar em cada um deles e falar o quão intolerantes eles são.


Acabei comentando em um

Comentei em um só (com educação, claro) e o dono do canal comentou de volta: "Você não é surdo, nunca entenderá o que nós passamos!". Obviamente ele estava enganado. Comentei que possuo surdez neurossensorial bilateral profunda. Adivinhem qual foi o próximo comentário?


"Se você não faz parte da comunidade surda, então não é surdo"
Depois disso, eu desisti. Não sou surdo? Não é o que o meu laudo médico fala. Sou ouvinte e não sabia?


Resultado de imagem para facepalm
Minha reação depois disso

Como pode existir tantos surdos assim? Em um mundo onde os deficientes sofrem com preconceitos, como eles próprios podem ser preconceituosos? O principal: como nós podemos lutar para a comunidade surda ser percebida, ter atenção, mas tratar os ouvintes assim? Como esperar que nossa reputação fique boa, com vídeos grosseiros assim? 
Resultado de imagem para youtube ruim
Há de surgir um surdo tolerante no YouTube...

Um dos mitos que os ouvintes pensam sobre nós, surdos, é que somos nervosos. Claro, eu não entendia o porquê disso, não via motivo aparente... Até ver esses surdos no YouTube. Desde então entendi porque estamos com uma reputação ruim: nós mesmos não ajudamos.

O meu objetivo nesse post é refletir, tanto comigo mesmo quanto com você. A surpresa de ver que existe deficientes preconceituosos foi grande. E quando um surdo falou que eu não sou surdo? Fiquei embasbacado. N
ão há escapatória: todos podem ser preconceituosos. Isso é, de certa forma, triste. 

Gostaria de deixar claro que, comigo, qualquer pergunta pode ser feita, sem medo, porque sei o quanto há curiosidade dos ouvintes sobre nós, surdos, mas só agora notei que existem surdos intolerantes também. Comigo, não precisa ter medo, sou totalmente tolerante quanto à minha deficiência e, pra falar a verdade, até me empolgo quando perguntam sobre esse assunto e começo a dar aula.

Espero que eu tenha feito você refletir, leitor. Comente aqui embaixo, sem medo, qual sua dúvida que responderei com o maior prazer. Espero que tenha gostado, até mais!

Um comentário:

  1. Oi, Guilherme!
    Descobri hoje o seu blog e já li todos os posts, fiquei muito orgulhosa de ver suas conquistas e ver como conseguiu encontrar está ferramenta que será de grande utilidade para o conhecimento de outras pessoas. Estou aos poucos conhecendo esse mundo surdo, minha introdução se deu na cadeira de Libras que curso na faculdade, o que me despertou uma curiosidade enorme de pesquisar, inclusive falei de você em uma aula já (espero que não precise pagar direitos de imagem, no have $$), e com certeza falarei de seu blog para que outras pessoas tenham conhecimento.
    Minha professora tem surdez profunda e sofreu bastante na infância, mas hoje é formada e leva uma vida normal, inclusive ri de muitas situações que a surdez lhe causam, como quando ela está andando de bicicleta e alguém buzinando atrás !

    Vi sua dificuldade em acompanhar as aulas e lembro de seu esforço para se formar em Engenharia, não desista meu caro, você tem um potencial enorme e com certeza realizará seus sonhos.

    Enfim, tenho uma vasta lista de elogios sobre você, mas guardarei para uma outra ocasião! Nos afastamos mas de longe estarei acompanhando toda sua trajetória e espero ver muitas conquistas, você é vitorioso por sua história de Vida, por ter superado as dificuldades e principalmente por conseguir usar de suas experiências para ajudar outras pessoas. Que as formas positivas que regem o universo lhe abençoe e proteja, para que consiga alcançar tudo que sonha.

    Que os ventos levem um abraço meu p/ você!

    ResponderExcluir